A comunidade

A Comunidade Bom Pastor nasceu do desejo de Deus implantado no coração da fundadora Denise M. Peixer Safanelli e dos co-fundadores Reinaldo Safanelli e Rosane T. Peixer Röper, já no ano de 1983, num retiro espiritual no centro Shalon em Nereu Ramos.
A partir daí, Jesus foi norteando a vida destes escolhidos e especialmente, em 10 de julho de 2003, após longa amizade com a fundadora da Comunidade Oásis, De Caxias do Sul, RS, Maria Francisca Longhi e seu esposo Mosart, em visita aquela Comunidade de vida, Reinaldo e Denise tiveram o chamado definitivo de fundar uma comunidade de vida.

Após escutar e atender a vontade de DEUS as decisões foram tomadas, como a Denise sair do emprego na Ação Social de Guaramirim, entidade fundada por eles e outras pessoas em 1987, aprofundar-se em oração para escutar a Deus e fazer a sua vontade, surgiu no coração da Fundadora o nome da comunidade: Comunidade Bom Pastor.

E para manter está foi criada FUNDAÇÃO SAGRADA FAMÍLIA, personalidade jurídica.

Após um ano da data da fundação da Comunidade Bom Pastor, onde o trabalho com ensinos bíblicos já estavam acontecendo, a Comunidade Bom Pastor recebeu em doação do casal Esmeraldo e Olga Chiodini um terreno de aproximadamente 12.000 metros quadrado, localizado no Bairro Avai. Iniciou-se assim o caminho para construir a sede da Comunidade.

Em março de 2006, com a celebração da primeira Santa Missa pelo pároco Pe. Everton, deu-se início aos cursos bíblicos na sede da comunidade, ainda provisória. Deus-se continuidade nas obras, sempre com o auxílio financeiro provenientes de doações de membros da comunidade, sendo construídos a cozinha e a varanda coberta.
No decorrer do ano de 2006 aconteceram retiros para casais, ensinos bíblicos, retiros para jovens, bazar da providência, louvor à Nossa Senhora Aparecida, festas de confraternização, grupos de oração, dia do amigo, excursões para Canção Nova e retiro mundial das Novas Comunidades, entre outros.

No ano de 2007 deu-se início ao curso do Catecismo da Igreja Católica, com apostila e ensino realizado pelos membros da comunidade, bem como a continuidade do curso bíblico “Eis que estou a porta”. Realizou-se também retiro para crianças “Ovelhinhas de Jesus, retiro para adolescentes“Ovelhas a caminho”, retiro para namorados, retiro de aprofundamento de oração, retiro “homens de Fogo”, retiro p/ jovens e formação para membros da comunidade. Deu-se a continuidade na obra da sede da comunidade com ajardinamento.

Em 19 de fevereiro de 2008, com a celebração da Santa Missa pelo Bispo Diocesano de Joinville, Dom Irineu, a Comunidade Bom Pastor recebeu o “Santíssimo Sacramento”, com a realização do “Cerco de Jericó”.

O Carisma da Comunidade Bom Pastor está contido no Evangelho de São João, capítulo 10,1-17, onde Jesus Bom Pastor se revela como “Porta Verdadeira”.

Viver este Carisma da VERDADE é o desafio dos membros da Comunidade Bom Pastor. O Santíssimo, nos momentos de adoração pessoal ou comunitária, tem sido o alicerce deste carisma.

Descobrimos que neste carisma também está contido o apreço a vida “e vida em abundância” (Jo 10,10). A Comunidade tem procurado desenvolver a conscientização do valor da vida em toda a sua essência, da fecundação ao seu término. Para tanto, procura-se incentivar os casais ao uso do método natural para espaçar as gestações, o respeito ao corpo, templo de Deus e a natureza.

Como Santo baluarte, estamos em discernimento porque sentimos que quem escolhe é o próprio santo e para tanto, é necessário primeiro vivenciar ao menos algumas etapas da vida deste santo.

Hoje, o santo já escolhido é “São Pio de Pietrelcina”, pelo seu amor a Igreja, a verdade e a caridade.
Também temos um carinho especial pelo bem-aventurado Papa João Paulo II, o qual esperamos ansiosos por sua canonização.

Maria Santíssima tem para nós particular apreço, onde a paisagem central da sede da comunidade Bom Pastor é uma pequena cachoeira, que foi batizada como “Nossa Senhora das Graças”.

A missão da Comunidade Bom Pastor, através do seu carisma, “conduzir o povo para a Porta Verdadeira”, se faz através da revelação contida nesta Palavra Bíblica (Jo 10,1-17), utilizando-se de ensinos, pregações, retiros para todas as faixas etárias, atendimentos de cura interior e aconselhamento, adoração e vigília ao Santíssimo Sacramento, serviços prestados à Paróquia Senhor Bom Jesus.

Atendimentos:
Cura interior: 4º feiras a noite, na sede da Comunidade
Atendimentos diversos durante o dia, conforme a necessidade.

Aconselhamento: Hora marcada, geralmente com atendimento da fundadora Denise e seu esposo Reinaldo.

Pregações: Atende-se os diversos chamados das pastorais e movimentos da Igreja Matriz, capelas e outras localidades, principalmente em retiros de casais.

Ensinos: Catecismo da Igreja Católica fase II, as segundas-feiras a noite. Fase I, as terças-feiras a noite. Tecendo o Fio de Ouro, as quintas-feiras a tarde.
Adoração ao Santíssimo: As quintas-feiras a tarde, durante os retiros em vigílias diversas, também durante os retiros.

Retiros:
Ovelhinhas de Jesus- para crianças de 6 a 10 anos.
Ovelhas a Caminho: para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.
Na Trilha do Bom Pastor: Para jovens
Enamorados em Cristo: Para namorados
Quem Vos Uniu foi Deus: Para casais
Homens de Fogo: Para homens
Mulheres de Fogo: Para mulheres
Aprofundamento de oração: Aberto
Formação da Comunidade: Para membros engajados e interessados.
Louvor a Nossa Senhora: Dia 12 de outubro
Missões diversas: Assistência ao Grupo de jovens, na catequese com retiros e pregações, liturgia, animação em grupos, eventos da Igreja.
Formação para Novas Comunidades: Duas pessoas estão na escola da Comunidade Oásis e três já se formaram.

Confraternizações:
Festa do Bom Pastor: Dia da liturgia do Bom Pastor
Festa junina: junho
Sopa dos amigos: Julho, dia do amigo
Dia do cinema: filmes diversos com temas formativos
Bazar da providência: três vezes por ano.
Encerramento do ano e Natal: dezembro

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
  • MySpace
  • Yahoo! Bookmarks